top of page
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.png

Track by track: "Ultimo - Alba" (significados)


Na última semana Ultimo lançou o álbum "Alba", mesmo título do single que o levou a ser finalista do 73° Festival de Sanremo esse ano. À imprensa, ele explica o significado de cada uma das músicas que formam o quinto disco do cantor e compositor romano, sendo o segundo assinado pela sua etiqueta independente.



1. Alba

"É uma música que estabelece uma conexão com a parte mais escondida de mim. Aquela parte que todos nós temos, mas que, infelizmente, tendemos a perder de vista devido à contínua contaminação externa a que estamos expostos diariamente."
"É uma carta para quem quer olhar para dentro e tentar recomeçar. É dirigida ao ser humano, à sua fragilidade e à necessidade que sente de superar os seus limites."


2. Nuvole in testa

"Canção/desabafo escrita enquanto olhava as caixas da mudança, pensava em como era difícil fazer as pessoas entenderem o que eu tinha dentro.
Há uma frase que é um pouco reflexo de nós jovens: "você não sabe o que tem dentro de mim".'"


3. Amare

"(...) Um amor que está crescendo, que expressa a salvação. Quando eu estava escrevendo isso me deu a mesma sensação que 'La stella più fragile dell'universo', como se fossem gêmeas e é por isso que eu também queria manter a mesma posição na tracklist"


4. Tutto diventa normale

"É o outro lado de "Amare". Todas as coisas bonitas se tornam normais, para além do amor, qualquer coisa na vida te leva a uma normalidade que é até um pouco chata. É uma música "alegre" que cria um dualismo com o texto."


5. Tu

"Intimamente relacionado ao som R&B mais melódico. Em um momento me encontro em um jantar à luz de velas em Nova York."


6. Vivo per vivere


"Outra faixa "fresca" do álbum. Existe uma frase que me representa plenamente: "fique comigo enquanto eu ando sozinho."


7. Ti va di stare bene

"Conta a vontade de perguntar a uma pessoa a coisa mais simples e bonita do mundo: "você se sente bem?"


8. Vieni nel mio cuore

"Escrito para a turnê Ultimo Stadi 2022, esses tipos de músicas são uma parte importante da minha música, uma parte que eu prezo."


9. Sono pazzo di te

"Assim como 'Vieni nel mio cuore', é uma música para os estádios. As únicas músicas aceleradas do disco."


10. Joker


"Eu vi o filme com Joaquin Phoenix e fiquei chocado. O Joker é um ultimo, senti a necessidade de tomar partido. Certamente há nele uma predisposição ao erro, mas foi o mundo que o fez tornar-se mau."


11. La Pioggia di Londra


"Londres é uma cidade que idealizo muito, penso muito nela quando estou em Roma. Lá escrevi grande parte do disco e com isso quis descrever a sua magia. Apresenta a descida que acompanha o desfecho do disco: é muito intimista, cantada quase num sussurro até à explosão final."


12. Tornare a te

"Uma das minhas favoritas do disco. É a fotografia da melancolia num verdadeiro fluxo de consciência. É uma música que gosto de chamar de impressionista. Há uma evolução musical que faz com que se pareça uma viagem, que explode no final."


13. Le Solite Paure

"Esta é a irmã gêmea de 'Sogni Appesi'. No texto há uma frase que é o manifesto da minha música, da minha missão: "Eu sei bem, eu também deveria ter uma vida, mas escolhi usá-la eu mesmo para criar uma vida coletiva"."


14. Titoli di coda

"É o fechamento ideal: começa com Alba e termina com esta faixa. Não é o fim, mas é viver o fim, quando você percebe que as coisas não saem como você pensava."


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Sem título (1).png
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
B.png
bottom of page