Eros Ramazzotti é, não por acaso, um dos grandes nomes da música italiana no panorama internacional, suas músicas marcam e marcaram gerações, feito marcado pelos seus mais de 70 milhões de discos vendidos em todo o mundo.
Hoje (28) o músico está cumprindo 60 anos de idade. Abaixo, vamos repassar alguns dos momentos mais marcantes da extraordinária carreira de Eros Ramazzotti:
1981 | Voci Nuove di Castrocaro
A primeira aparição de Eros, o pontapé inicial para todo seu sucesso, aconteceu em 1981 com a canção "Rock 80", com a qual foi vencedor do concurso Voci Nuove di Castrocaro.
1984 | Festival de Sanremo: Terra Promessa
Em 1984, Eros Ramazzotti chega ao Festival de Sanremo na categoria Giovani, o sucesso da faixa "Terra Promessa" foi tamanho que ultrapassou a barreira do idioma, chegando às paradas de toda a Europa.
A partir desse momento, todos os discos do cantor seriam lançados também em Espanhol.
1986 | Vitória no Festival de SanRemo: Adesso Tu
Concluindo suas três participações consecutivas no Festival (1984, 1985 e 1986), Eros Ramazzotti vence o Festival de Sanremo com a canção "Adesso Tu", pertencente ao álbum 'Nuovi eroi'.
1990 | Lançamento do álbum "In ogni senso"
Encabeçado pelo sucesso "Se bastasse una canzone", o álbum "In Ogni Senso" vendeu mais de 1 milhão de cópias em tempo recorde. A esse ponto, a música de Eros vendia como água.
1993 | Lançamento do álbum "Tutte Storie"
Um clássico é um clássico, e pode ser lembrado por muitos: "Tutte Storie", álbum de Eros que apresenta o grande sucesso "Cose Della Vita", foi um dos primeiros discos do cantor a receber o Disco de Ouro no Brasil.
1996 | Canção vencedora do Festivalbar
Em 1996, a música "Più bella cosa" vence a edição do Festivalbar - tradicionalmente conhecido por revelar os sucessos da temporada.
1996 e 1997 | Lançamento do álbum "Dove C'è musica" e "Eros"
Seguido pelos lançamentos de dois discos cheios de sucessos, ambos certificados como Disco de Ouro no Brasil, Eros segue colecionando sucessos entre "Dove c'è musica", "Più bella cosa".
1997 | lançamento do sétimo álbum, "Eros"
O disco incluía novas versões dos sucessos anteriormente citados (e alguns outros), além de uma faixa com Andrea Bocelli e a lendária colaboração com Tina Turner em "Cose Della Vita (Can't Stop Thinking Of You)"
1998 | Participação no Pavarotti & Friends
Ao lado de Luciano Pavarotti, Eros apresenta "Se Bastasse Una Canzone" durante o evento "Pavarotti & Friends" - organizado em prol das crianças na Libéria.
1998 | Primeira turnê mundial
Em 1998, com a primeira turnê mundial estabelecida, Eros pisa pela primeira vez no Brasil para um show no antigo Olympia. -