top of page
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.png

Laura Pausini: 30 momentos marcantes em 30 anos de carreira.

Atualizado: 31 de mai. de 2023

Poucos artistas seriam capazes de se manter no topo com a naturalidade, leveza e carisma de Laura Pausini. E quem afirma isso não sou eu, são os trinta anos de uma carreira gloriosa que parece nunca ter tido um "ponto baixo" ou sequer um ponto médio.


Hoje, Laura Pausini acumula mais de 75 milhões de discos vendidos, sendo também um sucesso na era digital - com quase 4 bilhões de reproduções. É a italiana mais ouvida e premiada do planeta, incluindo indicações nas maiores premiações do mundo: Grammy, Latin Grammy, Golden Globes, Oscar e EMMY.


Uma carreira de respeito, que será honrada com os eventos já programados para o ano de 2023: uma turnê que, inicialmente, será feita em praças públicas (tal qual a primeira turnê da cantora, entre 1993 e 1994) e o planejamento de um novo disco.


Abaixo, vamos repassar alguns dos momentos mais marcantes dos 30 anos de carreira de Laura Pausini, em ordem cronológica e com mídias da época:


1993 | Vitória no Festival de SanRemo - Novità


Ainda no início da carreira, Laura Pausini gravou algumas demos independentes, produzidas pelo pai, e conseguiu notoriedade para assinar um contrato com a Warner Music.


Ela vence a categoria jovem do Festival de Sanremo com "La Solitudine".



1994 | Festival de Sanremo: Strani Amori.


Em 1994, Laura Pausini retorna ao Festival de Sanremo na categoria big, com o sucesso "Strani Amori" - se classifica em terceiro lugar. No mesmo ano, se torna a artista italiana com maior número de vendas no mundo.



1995 | Artista revelação


Em 1995, Laura Pausini vence o prêmio Lo Nuestro de Cantora Revelação em língua latina dentro do mercado americano. Ela também venceu o prêmio de melhor artista italiana por quantidade de vendas no World Music Awards.



1996 | Lançamento de "Incancellabile"


Um sucesso absoluto com regravações por artistas notórios e versões oficiais em três idiomas: incancellabile, inolvidable, inesquecível. A música também foi trilha sonora da novela "Salsa e Merengue" (TV Globo) aqui no Brasil.



1997 | A primeira turnê mundial


Com o lançamento do álbum "Le Cose Che Vivi" e suas reedições em inglês, espanhol e inglês, Laura realizou sua primeira turnê mundial passando pela Europa, América do Norte, América Central e América do Sul.


O álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias e tal sucesso se estendeu tanto para os próximos projetos quanto para os discos anteriores.



2000 | Lançamento de "Tra Te E Il Mare"


Entre os lançamentos de diversos singles, "Tra Te E Il Mare", escrita por Biagio Antonacci, se destaca também com uma versão em espanhol - 'Entre Tú y Mil Mares' - nos países hispanohablantes e recebeu diversas reedições.



2002 | O prêmio Nobel


Se quisesse ganhar o Nobel, ela ganharia também.

Laura Pausini foi convidada a se apresentar na cerimônia de entrega do Prêmio Nobel, na Noruega, com o sucesso "E Ritorno Da Te" e uma apresentação em grupo de "Imagine", música de John Lennon.



2003 | Colaboração com Michael Bublé


Em colaboração com Michael Bublé, Laura Pausini e Michael dão voz ao clássico "You'll Never Find Another Love Like Mine", originalmente cantada por Lou Rawls.


2004 | Lançamento de "Resta in Ascolto" e "Vivimi"


O lançamento do álbum "Resta in Ascolto" obteve éxito, com igual sucesso para o single "Vivimi" ou "Viveme" - que anos mais tarde ganharia uma nova regravação em espanhol com Alejandro Sanz (2013). A música também foi inserida no precedente álbum "Live In Paris".



2004 / 2005 | Lançamento de "Come Se Non Fossi Stato Mai Amore"


Não podemos deixar a expressividade de "Come Se Non Fossi Stato Mai Amore" passar despercebida, não é mesmo?




2005 | Vitória no Latin Grammy


Laura Pausini recebe o seu primeiro Grammy Latino na categoria Melhor Album Pop Feminino, com "Escucha" - versão em espanhol de "Resta in Ascolto". Hoje, ela possui 4 estatuetas do Grammy Latino.


Laura também se apresentou com "Como Si No Nos Hubiéramos Amado".



2006 | Primeira mulher italiana a vencer um Grammy


Laura Pausini se torna a primeira artista feminina italiana a receber um Grammy, vencendo a categoria Melhor Album Pop Latino com "Escucha" (versão espanhola de 'Resta in Ascolto').




2006 | Lançamento de "io canto"


O primeiro álbum de covers e duetos teve um impacto gigante: todas as regravações ficaram marcadas de alguma forma na voz de Laura.



2006 | Condecoração da República Italiana


Laura Pausini recebe condecoração de "Comendador" na república italiana. Junto a ela, também foram condecorados Andrea Bocelli, Eros Ramazzotti e Zucchero.



2007 | Primeira mulher no Stadio San Siro


Laura também se consagrou como a primeira artista feminina a fazer show no Stadio San Siro, em Milão, com mais de 70.000 ingressos vendidos. Um feito marcante e memorável.


O show está disponível na íntegra:


2007 | Dueto com Andrea Bocelli


"Dare To Live" é uma das faixas do álbum de estreia de Andrea Bocelli (Il Mare Calmo Della Sera, 1994). Bocelli convidou Laura para duas regravações da canção - tanto em inglês quanto em espanhol.



2008 | Lançamento de "Invece No"


Extraída do álbum "Primavera in Anticipo" (Primavera Anticipada), "Invece No" recebeu versões em espanhol e português, e fez parte da trilha sonora da novela 'Caras e Bocas' (TV Globo).


O álbum "Primavera in Anticipo" possui uma música homônima, que ganhou uma reedição com o compositor britânico James Blunt.



2009 | Amiche per L'Abruzzo


Junto a Fiorella Mannoia, Gianna Nannini, Giorgia e Elisa, Laura Pausini é uma das idealizadoras do espetáculo beneficente "Amiche per l'Abruzzo", com o objetivo de arrecadar fundos e ajudar a recuperação da população de Abruzzo após o terremoto em 2009. O projeto arrecadou quase 3 milhões de euros.



2014 | Contribuição à música italiana


Recebe o Icon Award da FIMI por sua contribuição essencial para a difusão da música italiana em todo o mundo com mais de 70 milhões de discos vendidos em 20 anos de carreira.



2014 | Madison Square Garden


Em meio a uma turnê mundial, realiza show no prestigioso Madison Square Garden, em Nova York, com os convidados Gloria Stefan, Il Volo, Miguel Bosé, Ivete Sangalo, e Biagio Antonacci.



2015 | Lançamento de "Lato Destro Del Cuore"


É o primeiro single do que viria a ser o álbum "Simili" e veio a fazer parte da trilha sonora da novela 'Haja Coração' (TV Globo). Também recebeu uma indicação ao Latin Grammy como Gravação do Ano.



2015 | Lançamento de "Simili"


O álbum "Simili" ou "Similares" celebra as diversidades e a simplicidade, e marca o retorno de Laura ao mundo autoral após quatro anos sem um disco inédito.

É um retorno e tanto!



2017 | Indicação ao EMMYs


Pela participação como jurada no reality norte-americano "La Banda", Laura Pausini é uma das indicadas ao Emmy Awards na categoria Talent Show.




2018 | Primeira mulher no Circo Massimo


Em 2018, Laura Pausini se torna a primeira artista feminina a se apresentar no Circo Massimo, com show esgotado e uma data extra igualmente esgotada.


O show está disponível na íntegra:


2018 | Lançamento de "Fatti Sentire"


Laura publica o álbum "Fatti Sentire", que seria acompanhado de uma versão deluxe (Fatti Sentire Ancora). No Brasil, Laura explica que o álbum tem o objetivo de dar voz para aqueles que não conseguem ainda levantar a voz.




2019 | Laura e Biagio Stadi


Laura e Biagio Antonacci, parceiro de muitos anos no mundo da música, saem em turnê conjunta pelos estádios italianos e publicam o single inédito "In Questa Nostra Casa Nuova".




2020 | The Life Ahead / La Vita Davanti A Sé


Como se o orgulho de um fã já não coubesse mais no peito, Laura interpreta a trilha sonora do filme "La Vita Davanti A Sé", com Sophia Loren. A música "Io Si (Seen)" é publicada em cinco idiomas e multi-premiada.


Ela recebe um Satellite awards, Natri D'Argento, Hollywood Music In Media Awards, Critics Choice Awards e um prestigiosíssimo Golden Globes. Além de ser indicada ao Oscar e ao David di Donatello.


Laura também se apresentou no Oscar 2021.


2021 | Golden Globes


Laura vence o Golden Globes por Melhor Canção Original com "Io Si (Seen)".



2022 | Anfitriã no Eurovision Song Contest


Com a vitória da Itália no Eurovision Song Contest de 2021, Turim é a cidade escolhida para sediar a nova edição e Laura Pausini foi uma das apresentadoras do grande evento musical.




2022 | Filme biográfico


Em comemoração aos quase 30 anos de carreira, Laura Pausini lança o filme "Muito Prazer, Laura Pausini" no Prime Video em dezenas de países. O filme mostra um outro lado da realidade, de como seria a vida de Laura se não tivesse sido agraciada com todos os acontecimentos que a trouxeram onde está hoje.




2022 | Lançamento de "Scatola"


Para o filme, Laura lança "Scatola" ou "Caja", com um belíssimo videoclipe que encena o seu quarto de infância e os seus maiores sonhos.



Qual seu momento favorito da carreira de Laura Pausini?


A comemoração aos trinta anos de carreira ainda não acabou, e promete ser um grande acontecimento. Até o momento, Laura já anunciou as primeiras datas do que virá a ser uma turnê mundial e promete ter muita música vindo para o ano de 2023!


60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Sem título (1).png
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
B.png
bottom of page