top of page
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.png

Artista selecionado: conheça Elisa Toffoli

Atualizado: 2 de fev. de 2023

Na minha opinião, uma das artistas mais subestimadas que existem.

Elisa, proveniente de Trieste na Itália, já era um talento desde a adolescência e iniciou sua carreira em 1997 com o álbum de estreia ‘Pipes & Flowers’, cantando totalmente em inglês. O sucesso foi instantâneo e, apenas com o primeiro e grandioso lançamento, Elisa recebeu o convite para abrir os shows de Eros Ramazzotti durante uma turnê europeia.

A estreia musical de Elisa no idioma italiano surge com “Luce (Tramonti a nord est)”, canção vencedora do Festival de Sanremo de 2001 e que continua sendo uma das mais memoráveis canções da história do festival.


Confira abaixo a apresentação de ‘Luce’ no Festival de Sanremo:



Siamo nella stessa lacrima, come un sole e una stella. Luce che cade dagli occhi, sui tramonti della mia terra, su nuovi giorni

Hoje, Elisa possui 11 álbuns (de estúdio) publicados e uma coleção inestimável de grandes sucesssos e, durante os shows, divide a atenção da voz com outros 7 instrumentos: alguns tocados por ela de forma intercalada nas músicas, e outros pela banda.

💡 | Elisa já realizou 23 turnês pelo mundo, incluindo países como os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda. Nunca esteve profissionalmente na América do Sul. 

Com 25 anos de carreira, recebeu todos os principais prêmios musicais, também realizou trilhas sonoras marcantes para um dos filmes de Quentin Tarantino (Ancora Qui para o filme ‘Django Livre’, de 2012, pela qual foi considerada para o Oscar) e dueta com Tina Turner para outra trilha sonora (Teach Me Again para o filme ‘Crianças Livres’, de 2005)

Dona de uma voz impressionante e técnicas muito bem executadas, Elisa também foi convidada de Andrea Boccelli durante turnê em 2007 para duas apresentações singulares: La Voce Del Silenzio e Dancing.




Ci sono cose in un silenzio Che non mi aspettavo mai
No I won’t step back But I’ll look down to hide from your eyes

Com o álbum ‘L’Anima Vola’ (2013), Elisa lança seu primeiro trabalho inteiramente em italiano – incluindo participações especiais de Tiziano Ferro e Luciano Ligabue. O álbum também conta com os sucessos “Ancora Qui”, “A Modo Tuo” e a homônima “L’Anima Vola”.

Entre outros lançamentos, o penúltimo álbum publicado até o momento, “Diari Aperti” mantém o projeto 100% em italiano – apresentando os sucesssos “Se Piovesse Il Tuo Nome”, “Tua Per Sempre”, “Anche Fragile”, “Promettimi”, “L’Amore Per Te” e “Quelli che restano”, esse último em colaboração com Francesco De Gregori.

Sobre a mudança de idioma entre o inglês – muito presente em quase todas as fases da carreira – e o italiano, a visão de Elisa se transformou:

"A verdade nua e crua é que quando se tratava de introspecção nesses níveis, o italiano era mais visceral. Eu continuo a amar muito o inglês. Não nego que é uma relação conturbada ter que escolher entre as duas línguas, porque reconheço o poder e a visceralidade do italiano e por outro lado adoro a identidade e a contraposição estética que o inglês dá à minha música" (Entrevista para a revista TV Sorrisi e Canzoni, 2013) 

Em 2022, vinte anos após sua vitória no tradicional festival de Sanremo, Elisa retorna para participar do Festival como competidora com a música “O Forse Sei Tu” e finaliza a edição em segundo lugar.


Confira ‘O Forse Sei Tu’ durante o Festival de Sanremo:



Grandes sucessos de Elisa (com tradução)

  1. Luce – Tramonti a nord est (2001)

  2. Rainbow (2002)

  3. Broken (2003)

  4. Una Poesia Anche Per Te (2004)

  5. Qualcosa che non c´è (2006)

  6. Gli Ostacoli del Cuore (2006)

  7. Eppure Sentire – Un Senso di te (2006)

  8. Stay (2007)

  9. Ti Vorrei Sollevare (2008)

  10. L’Anima Vola (2013)

  11. A Modo Tuo (2013)

  12. Bruciare per Te (2016)

  13. Piccola Anima (2017)

  14. Anche Fragile (2018)

  15. Tua Per Sempre (2018)

  16. Se Piovesse Il Tuo Nome (2018)

  17. Promettimi (2018)

  18. L’Amore Per Te (2018)

  19. O Forse Sei Tu (2022)

  20. Litoranea (2022)


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Sem título (1).png
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
B.png
bottom of page