top of page
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.png

Após 6 anos, Laura Pausini volta ao Brasil com um show cheio de hits



Foto: Henrique Acquaviva

A cantora italiana, Laura Pausini está viajando o mundo com a sua World Tour comemorativa aos 30 anos de carreira.


Depois de 6 anos, ela voltou a São Paulo para realizar dois shows cheios de hits no Espaço Unimed. O Italianizei esteve presente na primeira apresentação (2/3) e reparou que o público se encantou com o concerto inclusivo, principalmente com mensagens ambientalistas e contra o feminicídio, mal que, infelizmente, acomete mulheres em todo o mundo.


Laura está presente no Brasil desde a década de 90, isso explica o por quê dela se comunicar com o público em português. Não tem como não se sentir abraçada pela italiana. A fotografia é cheia de figurinos, cores, visuais, dançarinos e uma banda que toca os principais sucessos sem deixar de lado algumas músicas do seu novo trabalho "Anime Parallele" (Almas Paralelas).


No início do show dedicado a sua mãe brasileira, Hebe Camargo, ela explicou que esta comemoração, mostraria uma retrospectiva através de canções, mas também abriria momentos íntimos de sua vida.


"Quem está comigo há 30 anos, sabe que eu não traio o meu público, porque nunca me senti traída. Então quero deixar vocês entrarem o máximo possível na minha voz, na minha mente, nas minhas memórias, através de músicas, vídeos e histórias que eu vivi".

Laura comentou sobre maternidade e o quanto desejava ser mãe, passando por momentos do passado, presente e futuro. Sem deixar de lado questões mais atuais presentes nas suas músicas como o ambientalismo ("Sorella Terra"), o feminicídio ("Eu Sim") com uma coreografia que termina simbolicamente com o gesto universal de pedir ajuda. No final da apresentação de "Simili" é estendida uma bandeira do orgulho LGBTQIA+ na qual ressalta a importância do conceito de iguais e diferentes, unidos pelo mesmo sonho, os mesmos medos e as mesmas emoções.


Foram 3 horas de música. Como canção surpresa cantou "Seamisai" em português, parceria que fez com Gilberto Gil em 1996 no álbum "Le cose che vivi". Um outro momento especial foi a participação de Tiago Iorc com o dueto de "Durar (uma vida com você)" do último álbum "Anime Parallele". Um ponto alto: nada supera os brasileiros em uníssono cantando em italiano. Para quem ama o idioma e a música italiana é de arrepiar.


Ao final do show é compartilhado com os presentes uma retrospectiva, iniciando com Laura vencendo o Festival de Sanremo em 1993, depoimentos de artistas, contribuições às causas sociais, participações em programas de TV, trechos de Laura ganhando o Latin Grammy, Grammy e Globo de Ouro, entre outros prêmios. Ao final do vídeo é compartilhada a seguinte mensagem na voz embargada da cantora:


"Nunca sinto que devolvi as pessoas o que elas me deram, porque o que recebi é muito grande. É demais. Às vezes ainda me sinto como quando era criança em Solarolo... O que quero dizer é: Não sei por que isso aconteceu comigo?"

Talvez essa pergunta não tenha uma resposta, mas se me permite Laura, eu vou tentar responder, não como jornalista, mas sim como fã que acompanha seu trabalho desde 1996:


Porque desde o início da sua carreira você nunca traiu a si mesma, principalmente a pequena Laura de Solarolo. Porque o seu sonho era ser apenas uma cantora de "piano bar", você nunca almejou o sucesso. Ele aconteceu naturalmente. Porque você tem um respeito enorme pelo público. Você é diferenciada! Não apenas aprendeu os idiomas (espanhol, inglês, português e francês) para se comunicar com os fãs, mas para que as suas mensagens cheguem ao maior número de pessoas. Não tem outro artista do mundo que fez (e faz) isso! Além de respeitar e se interessar pela cultura dos países que visita. Você nunca fez um show corrido. Faz questão de conversar com o público e contar particularidades da sua vida. Não é uma apresentação comum! Só quem já presenciou você no palco sabe como é e a força que você emana. E digo mais, quem vai pela primeira vez vira fã, porque o carinho que você tem pelo público é de outro planeta. Poderia continuar escrevendo várias possíveis respostas para a pergunta acima, porém, é apenas a visão de uma brasileira que te admira desde os 11 anos, quando era apenas uma bambina.


Laura Pausini: a italiana que todos os brasileiros amam!!


Confira o set list da primeira noite de shows:

1. Il primo passo sulla luna

2. Durare

3. Un buon inizio

4. Medley rock: Tutte le volte, Frasi a metà, Io canto, Un’emergenza d’amore

5. Medley pessoal: Celeste, Il nostro amore quotidiano, Davanti a noi

6. Resta in ascolto

7. Anime parallele

8. Tra te e il mare

9. Come se non fosse stato mai amore

10. Primavera in anticipo (It is my song)

11. Scatola

12. E ritorno da te

13. Medley 2000: Limpido, Surrender, Con la musica alla radio

14. Seamisai

15. Medley romântico: Non è detto, Lato destro del cuore, Non ho mai smesso, In assenza di te

16. Benvenuto

17. Simili

18. Tudo que eu vivo

19. Io Sim (Io sì)

20. Vivimi/ Víveme

21. Sorella terra

22. Durar (uma vida com você) com Tiago Iorc

23. Zero

24. Agora não/ Invence No

25. Inesquecível

26. Strani amori

27. La solitudine (Bis)

28. Se fue


Confira 3 vídeos das apresentações de Laura que citamos nesta matéria:





Confira abaixo a galeria de fotos do show da Laura Pausini:

Fotos: Henrique Acquaviva





202 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Muito bom!

Like
Sem título (1).png
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
B.png
bottom of page